sexta-feira, 5 de junho de 2009

Desabafo de um cidadão atormentado pelo desdenho político em Belém e no Pará.

Belém, “cidade morena” – um lugar abandonado pelo poder público, excluída do cenário nacional, você já reparou nos noticiários da TV GLOBO apoiada pela Sua afiliada Tv Liberal? É impressionante o desprezo e a capacidade de minimizar a população de Belém e do Estado do Pará.
Aqui existe prostituição infantil, drogas e outras coisas que a TV insiste em mostrar, mas nós sabemos que se você for até a praia de Iracema (Fortaleza-CE) você consegue garotas de todas as idades para realizar as suas mais loucas fantasias, mas o que Fortaleza ganha com isso? Uma sub-sede da copa de 2014, enquanto ficamos aqui chupando dedo, vendo a nossa oportunidade de receber um pouco de investimento e progresso se esvair pelas mãos do nosso incompetente governo estadual e municipal. Responda-me sinceramente, qual o histórico futebolístico que Manaus-AM apresenta para sediar jogos de uma copa do mundo? Praticamente nenhum. Mas lá existe uma coisa que aqui em nossa cidade e em nosso estado não estamos acostumados a ver! Que se chama vontade política.
Aqui nós temos um estádio de futebol com pelo menos 70% da estrutura pronta para receber uma copa, Manaus tem um estádio que vai ser demolido para poder construir um com estrutura suficiente para receber tal evento, mas no fundo não fico com raiva dos manauaras, muito pelo contrário admiro a capacidade política e o empenho do povo e do governador Carlos Eduardo Braga, que vale ressaltar é belenense, são políticos como este que estamos precisando para nosso estado e nossa cidade, mas como já estamos acostumados, tudo que é bom vai embora daqui.
Vamos analisar o nosso minério; a VALE usa uma grande parte da energia produzida em Tucuruí, para alimentar sua empresa, essa energia ainda é subsidiada pelo governo para a VALE retirar o nosso minério e levar para o Maranhão, beneficiar e recolher os impostos lá, aqui nós ficamos com o buraco, e também com uma das tarifas de energia elétrica mais caras do Brasil.
A energia produzida em Tucuruí é escoada por linhas de transmissão que além de atender os mercados do Pará (muito precariamente), Maranhão e Tocantins, a Usina exporta energia para os sistemas Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Irônico isso não é? Eles (Sudeste e Centro-Oeste) são o top deste país, mas não conseguem nem ao menos gerar energia suficiente para se sustentar, afinal o que seria do Sudeste e Centro-Oeste, se um dia os paraenses tão oprimidos e discriminados, num ato de resposta e coragem resolvessem fechar a ferrovia da VALE e cortar as linhas de transmissão de Tucuruí? Sem minério e sem energia, eles vão parar e se um dia isso acontecer talvez aprendam a respeitar este povo que tanto contribui para o progresso deste país.
Acho que dividir este Estado acaba se tornando um pensamento medíocre, quando olhamos para frente e podemos ver que temos dimensões (estruturais, financeiras e produtivas) para nos tornarmos até um país independente, livre das pressões sofridas por nossos “irmãos” do resto do país.
Vamos nos unir, parar de eleger políticos corruptos, pessoas sem o menor interesse em nosso povo, políticos que só vem ao Pará em época de campanha, pois preferem morar em Fortaleza-CE, são políticos pedófilos, outros que recebem dinheiro em nome de empregada doméstica, e que aprovam obras que levam de nada a lugar nenhum, e que não mudam em nada a vida de um povo tão sofrido e marcado pelo desdenho do poder público estadual e municipal.
Está na hora de nos unirmos e levantar uma bandeira em favor do respeito para com este Estado, e pelo fim da discriminação que sofremos pelo resto do país e pelas emissoras de TV.

0 comentários:

Postar um comentário